Minicurso 1.02

Minicurso 2 da seção 1


roseana_3
Título: O uso do cinema como ferramenta educativa no Ensino de Matemática: Uma experiência com alunos do Ensino Médio de Ouro Preto (MG).

Profa. Ma. Roseana Moreira de Figueiredo Coelho

 

Resumo: A importância do cinema na educação e a escassez de pesquisas sobre sua utilização no processo de ensino-aprendizagem de matemática justificaram a realização da pesquisa no qual se baseia este minicurso. Esta pesquisa procurou desvendar quais as contribuições que o cinema, enquanto ferramenta educativa, pode oferecer ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O objetivo do minicurso é mostrar aos participantes qual os caminhos percorridos no trabalho de campo desta pesquisa que utilizou o filme “Quebrando a Banca” para a abordagem do conteúdo Análise Combinatória, bem como explicitar outras possibilidades de se utilizar o cinema nas aulas de matemática. Dessa forma, o professor de matemática que desejar utilizar filmes em suas aulas e desejar experimentar em sua prática pedagógica pode se basear nas atividades elaboradas, realizadas e apresentadas nesta investigação, podendo também avançar na utilização deste meio de ensino.

 

roseana_1 roseana_2