Minicurso 3.03

Minicurso 4 da seção 3

SAM_9479 Título: Crenças de autoeficácia matemática na Educação de Jovens e Adultos: um estudo com alunos do ensino médio de Divinópolis (MG).

Profa. Ma. Carolina Soares Rodrigues.

Resumo: A partir da pesquisa realizada com alunos da EJA tendo como foco as crenças de autoeficácia matemática, foi possível identificar aspectos relevantes das aulas que estão relacionados com a autopercepção do aluno, com a forma como se sente enquanto aprendiz e como percebe sua própria capacidade. Pretende-se com esse minicurso discutir ações/estratégias/situações em sala de aula que possam contribuir para o fortalecimento da autoeficácia matemática dos estudantes, abordando questões cognitivas e afetivas, com base na Teoria Social Cognitiva, proposta por Albert Bandura. Apresentaremos exemplos de episódios do trabalho de campo que foi feito durante a pesquisa, discutindo ideias e propostas que podem se concretizar na prática do ensino de Matemática, direcionadas a fomentar uma relação mais positiva dos alunos com essa disciplina, o que influi fortemente na aprendizagem.

aula foto minicurso