Minicurso 1.03

Minicurso 3 da seção 1

Título: Atividades exploratórias de Álgebra e Geometria com a utilização do software GeoGebra para a formação continuada de Professores de Matemática do Ensino Fundamental

Prof. Me. Josias Júlio de Araújo

Resumo: Este minicurso tem a intenção de fazer uso de recursos didáticos com base nas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática – TICEM, como parte importante do trabalho de formação dos alunos e do próprio professor, pois elas possibilitam a construção de conhecimentos sólidos que podem auxiliar, principalmente, no desenvolvimento de sujeitos ativos na sociedade moderna. Como foco deste mini curso, escolhemos os processos de ensino da Matemática no Ensino Fundamental, nos quais o ensino de Álgebra e Geometria pode gerar obstáculos no processo de aprendizagem. A metodologia aqui utilizada focaliza a formação continuada do professor, a partir do planejamento e implementação de ferramentas tecnológicas no processo de ensino da matemática no Ensino Fundamental. Sabemos que se faz necessário utilizar as TICEM como ferramentas colaborativas e não enxergá-las como uma ameaça às suas práticas de ensino exercidas. Para a utilização das TICEM nos processos de ensino e aprendizagem, os professores deverão ser formados para tal utilização, especialmente por meio de formação continuada aliada a instrumentos tais como atividades exploratórias e softwares educativos, com destaque para o GeoGebra. Tal formação pode possibilitar aos professores, uma inovação das práticas pedagógicas e metodológicas nos processos de ensino da Matemática. Dessa maneira, o uso do software GeoGebra pode favorecer uma aprendizagem significativa para os alunos e possibilitar novas práticas pedagógicas aos professores.

1.011.02 – 1.03 – 1.041.051.06
2.012.032.042.052.06