Minicurso 1.04

Minicurso 4 da seção 1

cassio
Título: Já imaginou criar um modelo matemático que atenda aos seus interesses?

Prof. Me.: Cássio Vidigal

Resumo: Este minicurso traz uma atividade desenvolvida e analisada durante a realização de uma pesquisa de mestrado, intitulada Desenvolvendo Criticidade e Criatividade com Estudantes de Geografia por meio de Modelagem, cujo principal eixo é a modelagem como construção de modelos por meio da adoção de premissas e formulação de pressupostos adequados aos objetivos, necessidades, interesses ou aspirações do modelador. Nesta concepção de modelagem, é forte a presença de elementos que apontam para a possibilidade do desenvolvimento da criticidade e da criatividade por parte dos estudantes.
Neste minicurso, os participantes são levados a conhecer os conceitos de premissas, aspectos e pressupostos por meio de um exemplo e em seguida, a partir da construção de um modelo matemático de acordo com os aspectos levantados pelos próprios participantes.
Atividades como estas apontam para a promoção de um modelo de ensino menos alienado e mais comprometido com as realidades dos indivíduos e justamente por promover uma ligação entre a matemática e outras áreas de atuação e conhecimento, evita a reprodução de modos de pensar estanques fracionados.
A atividade que será desenvolvida durante este minicurso proporcionará a possibilidade de o modelador discutir com os demais participantes quais serão os aspectos a serem considerados e como eles serão considerados. Em seguida, terão a oportunidade de conhecer outros modelos semelhantes discutindo e adaptando os seus modelos quando julgarem pertinente.