Minicurso 3 da seção 3
Título: Elaboração de sequência didática para o ensino de frações na EJA
Prof. M. José Erildo Lopes Júnior
Resumo: As atividades propostas neste Minicurso fazem parte de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação e Docência, na linha de Educação Matemática, da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste minicurso, os participantes terão a oportunidade de conhecerem uma sequência de atividades, para o ensino de “fração”, que foi realizada junto a um grupo de alunos e alunas da EJA. Dentro da perspectiva da Resolução de Problemas, trabalhamos o conceito de “fração”, que, segundo pesquisas na área, tem sido um grande desafio para os estudantes da EJA, por muitas vezes ser abordado mediante a memorização de regras que não contribuem na sua compreensão. Nosso propósito é discutirmos estas propostas de atividades, pois acreditamos que elas sejam relevantes em sala de aula ao mesmo tempo em que esperamos que tenha utilização pelos professores da EJA.
1.01 – 1.02 – 1.03 – 1.04 – 1.05 – 1.06
2.01 – 2.03 – 2.04 – 2.05 – 2.06
3.01 – 3.02 – 3.03 – 3.04