Minicurso 2.05

Minicurso 5 da seção 2

Título: Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de matemática e formação docente.

Profa. Ma. Renata Rodrigues de Matos Oliveira

Resumo: As atividades propostas neste Minicurso fazem parte de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação e Docência, na linha de Educação Matemática, da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste minicurso, apresentaremos um estudo realizado a partir da experiência de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) em uma Escola de ensino fundamental. Para o estudo foi consultada bibliografia sobre laboratório em escola, foram realizadas entrevistas com Professores de uma escola púbica para entender a visão e os usos do LEM, concluindo-o com as seguintes considerações: a institucionalização do LEM no projeto da Escola se mostrou essencial para sua legitimidade; aulas nesse espaço ampliam os conhecimentos dos estudantes; o espaço se mostrou ser também de formação docente. Os participantes no minicurso terão a oportunidade de dialogar sobre as possibilidades de usos do LEM na escola pública, enquanto conhecemos o site, produto dessa pesquisa, que indica sugestões e orientações de um LEM na escola. Realizaremos uma oficina com práticas desenvolvidas no LEM e trabalharemos coletivamente na produção de uma atividade com a perspectiva de investigação ou resolução de problemas, que poderá compor o acervo do site. Nosso proposito é ampliar as discussões sobre o uso do LEM na escola pública, destacando as possíveis contribuições de utilização desse para o ensino e formação docente em serviço, assim como objetivamos, construir coletivamente práticas que possam auxiliar os docentes no uso do LEM ou em sala de aula.

1.011.021.031.041.051.06
2.012.032.04 – 2.05 – 2.06