Minicurso 4 da seção 2
Título: Kit de provocações matemáticas: pensamento algébrico
Profa. Ma. Flávia Christiane do Nascimento Regis
Resumo: O objetivo desse minicurso é provocar os participantes a pensar algebricamente por meio do contato com um kit, contendo tarefas e recursos materiais, especialmente elaborado para essa finalidade. Desenvolvido e testado durante uma pesquisa de Mestrado profissional, que teve como objetivo introduzir o pensamento algébrico em uma turma de 8o ano de uma Escola Pública, tal kit se apresenta como uma proposta alternativa a um ensino de álgebra pautado apenas na aquisição de sua linguagem. Para que tal proposta seja efetiva, mostraremos o papel do professor, na condução dos processos de objetificação vivenciados pelos estudantes, bem como a importância de uma postura reflexiva diante de suas próprias concepções e dos conflitos presentes na Atividade de sala de aula.
1.01 – 1.02 – 1.03 – 1.04 – 1.05 – 1.06
2.01 – 2.03 – 2.04 – 2.05 – 2.06
3.01 – 3.02 – 3.03 – 3.04